Etiquetas

AROUCA OS PASSADIÇOS DO PAIVA

AROUCA

PASSADIÇOS DO PAIVA

Os Passadiços do Paiva, estão situados entre a ponte de Espiunca e a praia fluvial do Areinho no concelho em Arouca, é um passadiço de madeira com 8,7 Km e cerca de 500 degraus em madeira.
Placas Passadiços do Paiva
Indicações
O percurso pode ser efetuado no sentido EspiuncaAreinho ou no sentido inverso, sendo certo, que para voltar para o parque de estacionamento, terá sempre de voltar para trás, pelo mesmo caminho, a pé, passo a passo, existe sempre a opção de apanhar um transporte para regressar ao ponto de partida.
Ponte sobre o Paiva
O nosso dia começou no parque de Espiunca, onde estacionamos o carro e fomos de Jipe para praia fluvial do Areinho, o que nos permitiu apreciar toda a beleza que envolve a região.
Decidimos iniciar o nosso percurso pelo acesso mais difícil dos Passadiços do Paiva, na praia fluvial por um caminho de terra batida que nos leva até à ponte sobre o Paiva.
Ponte Passadiços do Paiva
Ponte sobre o Paiva
A partir daí é sempre a subir, até atingirmos uma altitude de mais ou menos 400 metros, esta é a parte mais cansativa do passeio, mas ultrapassada esta etapa inicia-se a descida ao longo da grande Garganta do Paiva situado na margem esquerda dos passadiços.
Garganta do Paiva Passadiços do Paiva
Garganta do Paiva
Passadiços do Paiva
 Aqui o Paiva corre mais apertado devido à existência de uma rocha de elevada dureza. As vistas são exuberantes e vamos parando com alguma frequência para regularizar a respiração, ao mesmo tempo que contemplamos a paisagem.

Garganta do Paiva Passadiços do Paiva
A beleza é tão fascinante que rapidamente recuperamos toda a energia “gasta” no início, dos mais de 500 degraus encadeados em lances diagonais que já percorremos.
Passadiços do Paiva

A partir daí o perfil do percurso é quase sempre em linha reta, por entre árvores e acompanhado apenas pelo barulho das águas do Paiva e dos pássaros, todo este ambiente é puro.
Rio Paiva Passadiços do Paiva
O Rio Paiva
Ao longo dos passadiços é possível encontrar alguns geossítios de significativa relevância como a cascata das Aguieiras - queda de água da ribeira homónima que, após percorrer Alvarenga, cai vertiginosamente sobre as escarpas graníticas que ladeiam o rio Paiva
Cascatas Rio Paiva Passadiços do Paiva
Cascatas  Rio Paiva

A Gola do Salto Rio Paiva
A Gola do Salto Rio Paiva
 A Gola do Salto, local no leito do rio Paiva marcado por um desnível com cerca de quatro metros.

Rio Paiva
Mais ou menos a meio do percurso encontramos a praia do Vau.
Praia do Vau
 Uma pausa no percurso dos Passadiços do Paiva existe a  praia do Vau aproveitada por muitas pessoas para um mergulho ou simplesmente para uma paragem no bar.

Para quem gosta de adrenalina tem a ponte suspensa feita de madeira e arame que permite a passagem para a margem esquerda do Paiva, é um caminho sem saída, mas que possibilita apreciar o rio noutra perfectiva e viver o filme do Indiana Jones.
Praia do Vau, Ponte

Praia do Vau
Continuando o percurso nos Passadiços do Paiva, mais à frente o rio concede à paisagem características extraordinárias, uma série de desníveis rochosos que dão origem a uma sucessão de piscinas naturais em rochas alaranjadas e rosadas.

Terminado o percurso chegámos a saída de Espiunca.
Foi um dia repleto de tranquilidade e muita Paz, fizemos o percurso “passo a passo” e saímos com a promessa de voltar!