Etiquetas

ILHA DO SAL

“MORABEZA” – SAUDADE!

Salinas
O início ao povoamento desta ilha deve-se à exploração de sal na localidade de Pedra de Lume, que teve o seu início em 1805.
Ilha do Sal
Sal é uma ilha do grupo do Barlavento de Cabo Verde e concelho do mesmo nome. É uma das menores ilhas habitadas, estendendo-se por 30 km de comprimento e 12 km de largura.
A exploração das salinas dinamizou a economia da ilha até meados da década de 1980.
Salinas

Espargos é a capital da ilha.

Ilha do Sal

Santa Maria é o centro turístico da ilha, local onde encontramos boas estruturas hoteleiras.

Resort em Stª Maria

Palmeira é uma vila essencialmente piscatória.

Porto de Palmeira

Pedra de Lume é o local onde se encontram as maravilhosas salinas.

Pedra de Lume
A presença de piscinas rochosas naturais, destacando-se a designada por buracona, na costa ocidental norte da ilha.
Monte Leão ao fundo
A nossa estadia foi no Hotel Oásias Salina Sea.
Hotel Oásis Salinas Sea
O Hotel Oásis Salina Sea, proporcionou-nos umas férias de sonho, durante a nossa estadia optámos por não fazer férias à beira da piscina ou idas ao areal fino dar uns mergulhos no mar azul-turquesa, sempre com uma excelente temperatura.
Praia Ilha do Sal Santa Maria

Fomos alternando os dias com a vontade de descobrir os encantos, cultura e como vivem os cabo-verdianos.

Cabo Verde Santa Maria
Santa Maria

Os cabo-verdianos tem uma filosofia de vida muito descontraída, amáveis, disponíveis e alegres, a “Morabeza” está para os cabo verdianos como a saudade está para os portugueses, não se explica, sente-se. Expressão que utilizam diariamente e que se aplica na perfeição “no-stress”!

No Sal não existe agricultura, nem indústria, aquele povo subsiste exclusivamente do turismo e do peixe.

Santa Maria

É visita obrigatória pela manhã ir até ao Pontão de Santa Maria, os barcos chegam repletos de uma grande variedade de espécies marinhas.
Pontão do Porto de Santa Maria
O passadiço de madeira está repleto de gente, incluindo as mulheres e filhos dos pescadores, que amanham à mão ou com facas rudimentares os peixes que vão sendo descarregados dos barcos e colocados no chão ou dentro de latas com água que é retirada diretamente do mar.

Conforme vão ficando amanhados, os peixes vão para carrinhos de mão, para serem entregues nos hotéis das redondezas.

No pontão, especialmente o peixe miúdo também se vende a muitos turistas, que optam por alugar casas e fugir do alojamento nos hotéis, e todos os dias vão comprar o peixe mal é capturado.
Pontão do Porto de Santa Maria

Começamos por dar uns mergulhos, a temperatura da água é ótima, dá vontade de entrar no mar e nadar sem parar.
Praia de Santa Maria

Após o almoço fomos dar um passeio por Santa Maria para conhecer melhor a localização do hotel, falámos com as pessoas para tentarmos perceber melhor os seus hábitos e costumes.

Percorremos a rua principal em direção ao antigo Porto de Santa Maria.
Igreja Santa Maria

Porto Antigo Santa Maria

Praia do Porto Antigo Santa Maria

No dia seguinte saímos do hotel numa pequena carrinha que nos aguardava logo pela manhã à porta do hotel.
Saída do Hotel
Iniciámos a nossa visita numa Reserva Natural chamada a Baía da Murdeira, uma ampla baía semi circular.
Baía da Murdeira

Daqui podemos observar o monte leão

Monte Leão Baía da Murdeira

Esta Baía foi submetida a uma forte exploração pondo em risco espécies como a lagosta costeira e a abundância de peixes de grande valor comercial como sargos branco e preto, salmonete, garoupas, e outros. De água límpidas e transparentes emprestam ao fundo do mar um colorido indescritível. Local de eleição os turistas que são amantes de pesca submarina.

Baía da Murdeia

Algodoeiro Baía da Murdeira
Seguindo o nosso passeio fomos em direção a Espargos.
Baía da Murdeira
Espargos é a capital administrativa da ilha, localidade principal do Sal, que termina em Terra Boa.
Espargos

Espargos, Igreja

Um dos pontos obrigatórios de visita é o mercado da fruta e dos legumes, tudo o que está à venda nas bancas é nacional, apesar de vir de outras ilhas mais produtivas pois com o clima quente e seco e solo árido da ilha do Sal é difícil cultivar o que quer que seja.
Espargos, mercado
Os legumes são pequenos e feios devido à inexistência de fertilizantes, é tudo natural e o gosto compensa o que falta à vista.

Numa casa encontrámos a bandeira de Cabo Verde, esta bandeira foi adotada a 13 de Janeiro de 1992.
O azul representa o mar e o céu, o branco simboliza a paz e o vermelho representa o esforço na luta pela independência e desenvolvimento do país. As 10 estrelas simbolizam as 10 ilhas do arquipélago.
Espargos, bandeira de Cabo Verde

Espargos, uma janela
Espargos
Palmeira foi a paragem seguinte, uma pequena vila onde fica situado o porto de mercadorias da ilha, local onde tudo entra e sai da ilha, o seu nome deve-se ao único pé de palmeira que existia na ilha. É aqui que se situa o maior porto da ilha.
Porto de Palmeira
Continuámos o percurso pela aridez da ilha devido à falta de chuva, sensação que nos acompanha em toda a viagem.
Deserto
No meio do deserto começa-se a vislumbrar-se um local onde existe uma piscina natural formada no meio das rochas escura, esse local chama-se a BURACONA.
Buracona

Buracona dos pontos mais turísticos da ilha, um conjunto de piscinas naturais de rocha basáltica, na costa ocidental da ilha, junto a esta piscina de água salgada outra surpresa nos aguardava.
O maravilhoso  e exuberante odjo azul (Olho Azul), uma gruta em forma de poço onde o sol entra criando na água o formato de um olho de exuberantes tons de azul, um verdadeiro fenómeno da natureza.
Chegava então a hora de partir para uma das muitas aguardadas visitas do dia, sem antes passarmos por uma zona deserta e árida, mas valeu a pena para ver algumas miragens.
Miragem
Ao fundo vemos água que na realidade não existe, é simplesmente uma miragem provocada pelas ondas de calor que se acentuam naquela zona.
 Parámos para admirar a paisagem e comprar umas lembranças numa cabana repleta de artesanato cabo verdiano.

Loja em Miragem

Terminadas as compras fomos em direção a TERRA BOA.
Terra Boa
Terra Boa é dos locais mais pobres do Sal, é aqui se situa o bairro mais pobre da ilha, onde moram as pessoas que não têm possibilidades para construir ou alugar uma casa, contudo está a ser construído um bairro social para alojar estas famílias.
Terra Boa Casas sociais

A última paragem da volta à ilha foi nas salinas, em Pedra de Lume.
Pedra de Lume - Salinas
As mais belas salinas de Cabo Verde situam-se em Pedra Lume .
A acumulação de níveis de sal no solo e na água, resultam de uma antiga cratera vulcânica que foi inundada pela água do mar criando uma lagoa.
As salinas situam-se na cratera de um antigo vulcão onde a água tem 26 vezes mais sal que a água do mar.

Pedra de Lume - Salinas
Apesar de estarem inativas, podemos observar os equipamentos utilizados na extração e transporte de sal.

Pelo que podemos ver o sal era transportado para o porto através de um teleférico com 1100 metros que transportava cerca de 25 toneladas de sal por hora.
Entrámos por uma passagem escavada na rocha, quando chegamos ao final do túnel somos invadidos por uma beleza ímpar, podemos ver uma paleta de cores que vão desde os azuis e verdes até aos roxos e vermelhos.
Pedra de Lume - Salinas
É uma sensação estranha banharmo-nos naquelas salinas, como os níveis de salinidade são muito elevados, não é possível nadar somente se consegue flutuar, foi recriado assim o ambiente do mar Morto.
Pedra de Lume - Salinas, águas que nos permite flutuar
Quando entramos na água tudo parece igual,  eis que de repente o corpo perde o peso e começa a flutuar, tornando-se impossível nadar, esta foi uma experiência única!

Para além de tomar banho nas águas salgadas, é possível fazer máscaras de lamas e massagens no SPA que existe no local.
Pedra de Lume - Salinas
No final do banho nas salinas, tomamos um banho de chuveiro de água doce.
O povo Cabo-verdiano garante que quem ali se banhar rejuvenesce dez anos.
Conhecer a Ilha do Sal por terra é embarcar num passeio cheio de surpresas.
Cidade de Santa Maria

Restaurante Santa Maria
Fazer um passeio de catamarã ao largo da ilha não podia faltar no nosso programa de férias.
Catamarã Odisseia
Saímos do hotel até ao pontão e embarcámos no catamarã Odisseia.
Pontão do Porto de Santa Maria

A primeira sensação foi de calma, liberdade e felicidade, um misto de sentimentos indiscritíveis.
Passeio no Catamarã Odisseia

Foi uma viagem ao longo da costa, em redor da ilha, sempre com muita diversão, muita música, muita alegria e boa disposição.

Foi possível fazer snorkling naquelas águas típicas, de um azul-turquesa inesquecíveis, águas que possuem segredos por desvendar, avistámos uma estátua do Cristo Rei que se encontra submersa para proteção dos pescadores.
Snorkel

Fundo do Mar

Garantidamente foi um passeio inesquecível, na companhia de pessoas fantásticas e Parabéns ao Capitão Luís que fez questão de nos proporcionar um dia repleto de brincadeiras e manter o grupo ativo em todo o passeio.
Hotel Oásis Salinas Sea

Ir à Ilha do Sal e não sair dos portões do hotel à noite, é quase um crime. Embora seja uma constante os espetáculos nos hotéis, com os seus encantos ao som das Mornas e do Funaná.

Hotel Oásis Salinas Sea, espetáculo

Cabo Verde é mar, paisagens e muita música, existe um cantor em cada esquina, dança-se a rigor, muito difícil imitar tanto jogo de cintura.
Santa Maria

Andar pelas animadas ruas de Santa Maria à noite é uma animação, os cabo-verdianos divertem-se e fazem as delicias dos turistas, não há como não encontrar sítios animados.

Os dias passados em Santa Maria foram sempre em modo “No Stress”, entre passeios ao longo da praia, piscina, passeios pela vila, ídas ao pontão, brincar com as crianças, experimentar a gastronomia Cabo Verdiana, foram dias inesquecíveis com um povo maravilhoso!

Santa Maria, praia, aula de ginática

Santa Maria, praia

Praia Santa Maria

Praia Santa Maria

Acesso à Praia Santa Maria
 Jovens saltam para o mar, fazendo as delícias dos turistas.
Pontão Porto Santa Maria Crianças

Crianças

Pontão Porto Santa Maria barco de pesca

Mar praia de Santa Maria

Barcos de Pesca

Pontão Porto Santa Maria Crianças
 A nossa passagem pela ilha do Sal chega ao fim, com a certeza que queremos voltar!
Partida Aeroporto Amílcar Cabral
A sobrevoar Lisboa, fim de férias!